O violinista austriaco Rudi Berger estará em BH para uma unica apresentação na Casa Outono dia 28 de novembro, às 20h, com sua banda. Ele irá interpretar canções autorais e grandes standarts do jazz! Rudi estará acompanhado de André Limão Queiroz na bateria, Pablo Souza no baixo, Magno Alexandre na guitarra e Mauro Rodrigues na flauta, além do convidado especial Toninho Horta.
Nascido e criado em Viena, Rudi Berger começou a estudar violino clássico no Conservatório de Prayner, quando tinha 6 anos de idade. Foi solista por três anos com a recém-fundada “Vienna Art Orchestra”, onde recebeu seu primeiro convite internacional como líder do grupo.
Eleito “violinista do ano” pela revista de música austríaca “Jazz Live” em 1985 e 1986, muda-se para Nova York, seguindo o conselho de Al Jarreau, com quem havia tocado em Viena. Ainda em 1986 lançou o seu álbum de estreia “First Step”. Após um período inicial de oito meses em que Rudi tocou com diversas bandas em Nova Iorque, a radialista WKCR convidou-o para tocar um “Especial Ao Vivo” com o seu primeiro quarteto (juntamente com Joey Calderazzo, Michael Formanek e Adam Nussbaum).
Na cidade por mais de uma década, Rudi trabalhou com Joseph Bowie, Astor Piazzolla, Artt Frank, Toninho Horta, entre outros. Foi a partir desse encontro com Toninho Horta que começou a incluir influências brasileiras em seu trabalho.
Entre 1996 e 2003, Rudi viajou extensivamente entre Nova Iorque, Viena e Brasil, onde ocupou um cargo como professor convidado da Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG), para que ele pudesse explorar maneiras de conexões internacionais de estilos musicais.
Atualmente leva sua musica para o Brasil nos Festivais e concertos de Jazz, onde o publico brasileiro o admira muito!